segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A sequencia de Fibonacci, arquitetura, natureza, número de ouro, perfeição... SERÁ QUE A NATUREZA SABE CONTAR?

 Fibonacci e o Número de Ouro



Você já ouviu falar em Leonardo Pisano? Tudo começou com um problema aparentemente banal: Quantos pares de coelhos podem ser gerados de um par de coelhos em um ano? Foi um matemático italiano cujo apelido era "Fibonacci", que resolveu esse problema, transcrevendo o que seria uma das sequências mais instigantes da matemática, que entrou para a história como a Seqüência Fibonnaci. Você é capaz de determinar quais os próximos números da sequencia de Fibonacci: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, ____,____, ____, ____, _____

Essa sequência aparece na natureza, no comportamento da refração da luz, no crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, dos marfins de elefantes, nas ondas no oceano, furacões etc.

Você sabia que:
- algumas plantas crescem de acordo com a sequência de Fibonacci?
- é possível saber se uma planta é da família do lírio, por exemplo, mesmo que ela tenha vindo do Japão ou do Nepal, simplesmente por conhecer o número de pétalas ou as estruturas sexuais que essa planta tem?





  idade média - Fibonacci - "Liber Abaci" - problema dos coelhos




Fibonacci
~
Leonardo de Pisa

(1180-1250)



Fibonacci (filho de Bonaccio) foi um dos matemáticos mais importantes da idade média. Na idade média havia dois tipos de matemáticos, os de escolas religiosas ou de universidades e os que exerciam atividades de comercio e negócios. É aliás neste último grupo que Fibonacci se insere, como veremos mais adiante. Havia também neste período uma grande rivalidade entre os ‘abacistas’ - aqueles que eram especialistas em cálculo com o ábaco - e os ‘algoritmistas’ - aqueles que privilegiavam o cálculo através de algoritmos baseados no algarismo-zero. Nos ‘agoritmistas’, um dos percursores mais notáveis foi Fibonacci.

Fibonacci nasceu por volta de 1180 em Pisa, uma das primeiras cidades comerciais italianas e que manteve um comércio florescente com o mundo árabe. O pai de Fibonacci era um mercador que trabalhou no norte de África, pelo que cedo Fibonacci foi iniciado nos negócios e nos cálculos, o que despertou o seu interesse pela matemática. Além disso, foi através da profissão do pai que ele teve o primeiro contacto com o sistema decimal hindu-árabe. Nesta altura, era ainda utilizada a numeração romana em Itália.

Foi no seu regresso a Pisa, em 1202, que Fibonacci escreveu a sua obra mais célebre, "Liber Abaci", que foi também um meio através do qual a numeração hindu-árabe foi introduzida na Europa Ocidental. No "Liber Abaci" explicava-se como utilizar estes numerais nas operações aritméticas, abordavam-se diversos temas de álgebra e geometria, e também propunham-se vários problemas. Escreveu também o livro "Practica Geometriae" em 1220; onde descreveu aquilo que tinha descoberto nas áreas de geometria e trigonometria.


O nome de Fibonacci tornou-se conhecido devido a um problema que existia no seu livro "Liber Abaci", que é o problema dos coelhos. A solução deste problema é uma sequência numérica e um matemático francês, Edouard Lucas, ao editar um trabalho seu, ligou o nome de Fibonacci a essa sequência.

Problema dos Coelhos
   Por volta do ano 1202, Fibonacci propõe na sua obra Liber abaci 
o seguinte problema:

Num pátio fechado coloca-se um casal de coelhos. Supondo que em cada mês, a partir do segundo mês de vida, cada casal dá origem a um novo casal de coelhos, ao fim de um ano, quantos casais de coelhos estão no pátio?

Para resolver este problema é preciso prestar atenção ao processo de procriação do casal inicial de coelhos. Suponhamos, para ter uma ideia, que o primeiro casal de coelhos nasceu no dia 1 de Janeiro.
No dia 1 de Fevereiro, isto é, ao cabo de um mês, ainda não serão férteis. Porém, no dia 1 de Março já terão descendentes, e neste mês teremos um total de dois casais de coelhos.
No dia 1 de Abril, esse segundo casal de coelhos não será ainda fértil, mas o casal inicial de coelhos voltará a ter coelhinhos, e no quarto mês teremos um total de três casais de coelhos, dois dos quais serão férteis no dia 1 de Maio. Por conseguinte, para o quinto mês existirão cinco casais.
Se raciocinarmos de modo semelhante, temos que  no dia 1 de Junho ter-se-ão 8 casais de coelhos, em 1 de Julho 13 casais, em 1 de Agosto 21 casais e assim sucessivamente.
Ao cabo de um ano, isto é, no dia 1 de Janeiro do ano seguinte, prevê-se que 144 casais de coelhos deêm voltas pelo pátio.

O número de casais de coelhos no mês n é o termo Fn da sucessão de Fibonacci
Fn= Fn-1+Fn-2 , n > 2.

E se tudo correr bem, no ano seguinte, isto é, dois anos depois, espera-se que serão 46.368 casais de coelhos, os que temos de alimentar!



http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm31/biografia.htm
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm31/coelhos.htm


2 comentários:

  1. Achei super interessante professora Mara a sequencia de fibonacci e o número de ouro terem um a ver com o outro a sequencia que esta presente em nosso dia-a-dia e muitos não percebem.

    ResponderExcluir
  2. Adorei professora Mara, a sequência de Fibonacci e o número de ouro.
    deveria fazer isso mais vezes kkk...

    ResponderExcluir