sexta-feira, 22 de março de 2013


 Poliedros



 Para construir poliedros com palitos de dente e jujubas, acesse o play:


  PS. Não vale comer as jujubas!


https://www.youtube.com/watch?v=qI5agL6LngU


quinta-feira, 7 de março de 2013

Como se forma um arco-íris?





As Sete Cores do Arco-Íris:
Na mitologia grega, Íris era a mensageira da deusa Juno. Como descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, deu origem à palavra arco-íris. A divindade deu origem também ao termo íris, do olho.



Revista Atrevidinha O Poder das Cores

 
Veja a animação Da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Curso Artes Visuais:



Clique curiosidades:
1- Perguntas e respostas -
http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/so-vemos-7-cores-do-arco-iris-saiba-mais-sobre-fenomenos-celestes,6fe98116492da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

2- O significado das cores-
http://atrevidinhahttp://atrevidinha.uol.com.br/voce-conhece-o-significado-de-todas-as-cores-do-arco-iris/.uol.com.br/voce-conhece-o-significado-de-todas-as-cores-do-arco-iris/

3-  Descubra a cor que combina com você -
http://atrevidinha.digisa.com.br/faca-o-teste-e-descubra-qual-e-a-cor-que-combina-com-voce/

4- Slideshare -
http://www.slideshare.net/AnaPatriciaFirmo/mapa-conceitual-14461709

5- Textos explicativos -
http://www.brasilescola.com/fisica/formacao-um-arco-iris.htm


6- Experiência -
http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/oti9.htm

Um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
"Quando a luz do sol atravessa um trecho de chuva, ela é refletida e refratada no interior das gotas e devolvida em várias cores ao ambiente", segundo o Departamento de Física da USP. Mas o arco-íris não existe realmente. Ele é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador.
Segundo cientistas, ás vezes é possível que um segundo arco-íris, mais fraco, possa ser visto fora do arco-íris principal. Esse raro fenômeno ocorre quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal.
Revista Atrevidinha Qual é a sua cor?








quarta-feira, 6 de março de 2013


04/03/2013 11h15 - Atualizado em 04/03/2013 20h47
Toyota i-road traz novo conceito para carros elétricos urbanos (Foto: Divulgação)

Toyota antecipa estreia em Genebra e mostra o elétrico i-Road

Carro tem comportamento de moto e inclina nas curvas.
Ainda protótipo, modelo é destaque no salão suíço. 

Estreitos compactos elétricos e de dois lugares são as novas caraterísticas para carros urbanos que as montad(Foto: Divulgação)oras têm investido. Um dia antes da abertura do Salão de Genebra, na Suíça, a Toyota divulgou qual será o sei modelo nesta categoria: o i-Road. Ainda protótipo, o modelo estreia durante o salão suíço, que abre as portas para a imprensa especializada nesta terça-feira (5).
O modelo é parecido com o que a General Motors desenvolve na China, o EN-V. Para este nicho de mercado, apenas a Renault já oferece comercialmente um modelo, o Twizzy. Ao contrário do elétrico francês, o i-Road possui uma roda traseira invés de duas, tornando-se um veículo de três rodas que se inclina em curvas como uma moto.
Toyota i-Road traz todo o conforto de um carro 'normal' (Foto: Divulgação)Toyota i-Road traz todo o conforto de um carro 'normal' 
 
Para isso, ele possui um volante convencional, mas que transmite informações para os sensores do sistema "Active Lean". A tecnologia que equilibra automaticamente o veículo nas curvas ou em superfícies irregulares com base no ângulo de direção e da velocidade do veículo.
O i-Road tem 2,35 m de comprimento, 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 1,7 m. De acordo com a Toyota, sua largura 850 mm faz com que o carro seja do tamanho de uma motocicleta convencional, oferecendo assim grande manobra no trânsito, fácil estacionamento e um círculo mínimo de rotação de apenas três metros.
Toyota i-Road inclina para fazer curvas, como uma moto (Foto: Divulgação)Toyota i-Road inclina para fazer curvas, como uma moto 
 
O modelo é alimentado por dois motores elétricos de 2kW montados nas rodas dianteiras. A autonomia é de cerca de 50 km e a bateria pode ser completamente carregada a partir de uma fonte de energia doméstica em três horas.
Apesar das medidas de um triciclo ou moto, o modelo é classificado como um carro normal. Além de toda a segurança de um automóvel, ele oferece recursos como iluminação interior, aquecimento, sistema de áudio e conectividade Bluetooth.

 http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/03/toyota-antecipa-estreia-em-genebra-e-mostra-o-eletrico-i-road.html

 

A Cidade Mais Limpa Do Mundo

 

Uma cidade localizada a oeste da Suécia, com cerca de 105 mil habitantes e 1500 industrias, recebe o título de cidade mais limpa do mundo, a pequena cidade chamada Boras reaproveita 99% de todos resíduo em 3 formas:
42% são incinerados e convertidos em energia eléctrica.
30% são biologicamente tratados e transformados em biocombustível.
27% são reciclados.
O 1% restante é enterrado, pois como a cidade cobra impostos elevados a utilização de aterros sanitários é infindável. Por ter bastante lucro obtido a partir da reciclagem dos resíduos, Boras chega a importar o lixo da Noruega, a fim de produzir mais energia limpa.
800px-BoråsWäfveriABO papel fundamental dessa cidade é a parceria da cidade com os habitantes.O papel fundamental dessa cidade é a parceria da cidade com os habitantes, pois estes separam o lixo e levam-no até os pontos de coleta. Os resíduos orgânicos, por sua vez, são armazenados em sacos pretos e os demais restos de lixos em sacos brancos, os sacos pretos são recolhidos por caminhões e vão para as fabricas de biogás, e os sacos brancos são incinerados em fornos não poluentes.
Esse projeto de cidade sustentável partiu da Universidade de Boras, a partir de um modelo iniciado em 1988, somente com 300 famílias, projeto esse que deu certo. A entidade apoia hoje diversas estratégias de reutilização de resíduos em países como o Brasil, mais especificamente em cidades brasileiras como Macaé, no Rio de Janeiro, Sobral, no Ceará e Pomerode, em Santa Catarina.
800px-Borås_stadsparkBoras é um exemplo a ser seguido mundialmente, pois além de realizar ações sustentáveis, a cidade conta com enormes parques e áreas verdes, tanto nas zonas rurais quanto urbanas, e a cidade ainda prevê um novo projeto: Eliminar totalmente o uso de combustíveis fósseis.