sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Jovem calcula por que é tão difícil encontrar uma namorada

Cientista movido por uma natural angústia masculina calculou quantas almas gêmeas em potencial você pode ter por aí – e mostra como é difícil encontrá-las

por Redação Galileu
Editora Globo
A galera da foto deu sorte - podem demorar anos até encontrar uma namorada bacana // Crédito: Shutterstock
 
Um cientista da computação da Universidade de Toronto chamado Tristan Miller resolveu descobrir porque é tão difícil arranjar uma namorada. Afinal, há muitos peixes no mar, não é? Ao que parece, nem tanto. Pelo menos é isso o que mostra a estatística.
        Ele começa usando o número de pessoas na Terra – 7 bilhões de pessoas. Destas, 3,4 bilhões são mulheres, segundo o censo de 2010 da ONU. Ainda assim é um número alto, não? Lógico, temos que considerar a geografia. Então são 635 milhões de mulheres de países que ele pode conhecer ou que tem condições financeiras de visitá-lo em Toronto. Mas essas são todas as mulheres desses países – desde as recém-nascidas até as vovós. Supondo que você queira uma namorada com idades entre 18 e 25 anos, o número é de 68,22 milhões de mulheres.
        Levando em consideração os parâmetros individuais do que é beleza, você deve se sentir atraído por 1,4 milhão destas mulheres. Mas não é só isso que você procura no amor da sua vida, né? Aquelas que vão conseguir manter um papo bacana com você, que têm as mesmas referências, são 236 mil.
        Ok, mulheres na mais tenra idade, bonitas e inteligentes. É claro que uma boa parte delas já estará comprometida. Sem base no censo e sim em um ‘chute’ científico, Tristan estima que 50% delas já seja casada ou tenha namorado, o que o deixa com 118 mil possíveis namoradas.
        E outro fator muito importante: a candidata também precisa te achar atraente e gostar de você. Usando os mesmos cálculos citados anteriormente para o outro lado do jogo, Tristan estima que 15.8655% dessas mulheres, ou seja, 18,726, corresponderiam seus sentimentos.
        Aí temos uma quantidade de mulheres em seus padrões que também pensam o mesmo de você. Bacana – ou nem tanto. Afinal, quantas delas o acaso vai realmente permitir que você conheça? E, supondo que você vá a um encontro com cada uma delas para decidir qual é o amor da sua vida, durante todos os dias da semana, 3,493 semanas seriam gastas nesse processo todo. Isso equivale a 67 anos de busca. Se você já tem mais que 18 anos, quando você chegar lá, apostamos que as gatinhas já não vão se interessar tanto por você – isso se você ainda estiver entre os vivos.
        A conclusão? A incerteza masculina sobre a mulher ideal que torna tão difícil encontrar uma namorada bacana. E outra, acrescentada pela equipe da Galileu:se o cara faz esse tipo de contas como passatempo em vez de sair por aí, não é mistério que ele ainda não tenha arranjado uma namorada.

Um comentário: